segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

* Músicas Árbes - Ritimos *

Baladi

Ritmo 4/4, D - D - t k t - D - t k t é bastante comum., com variações bem rápidas. É tocado com múltiplos instrumentos. Possui enumeras variações, algumas com seu próprio nome, como o Masmoudi Saghir. O Baladi é uma versão folclórica do significado da terra, do campo e envolve no Egito um pouco de regionalismo Maqsum, caracterizado pelos familiares dois dums que lideram a frase. Este ritmo é muito típico aparecendo com freqüência na música para Dança Oriental. O Dum duplo tende a submergir quando há acompanhamento melódico por isso, às vezes, pode não ser ouvido de imediato, então se utiliza como base, uma versão simples de Maqsum. Existem inúmeras variações do Baladi, e algumas possuem seu próprio nome, como por exemplo o Masmoudi Saghir (Masmoudi "pela metade"). Alguns músicos afirmam que o Baladi é, na verdade, uma versão folclórica do Maqsoum. Se você ouve música oriental com acompanhamento de percussão, certamente reconhece o tradicional DT-TD-D do Maqsum. O Maqsum simples é a base de muitos ritmos e especialmente importante na música egípcia.

Dum-Dum taka-tá ,Dum taka-tá (emendando) taka-Dum-Dum taka-tá , Dum taka-tá

Wahada wo noz

Whahida é um (1) em árabe. Este ritmo é assim chamado por ter um Dum e meio no início da frase. Como possui um assento inicial e possibilidades de preenchimento no meio e no final, pode ser utilizado para fazer transições entre ritmos de variadas contagens. É muito utilizado no início de um solo de Derback, proporcionando um início lento e envolvente para o que vem a seguir.

Dum-taka-tá-Dum,taka-ta-Dum-Dum-tá (emendando) taka-tá-Dum-taka-tá-Dum,taka-tá-dum-dum-tá.

Saidi
 
Ritmo 4/4, executado na Dança com Bengala, muito praticada por mulheres egípcias (acompanhadas ou não de homens). Ritmo 4/4, originário de El Saaid, no Alto Egito (era chamada originalmente Raks Al Assaya). Ritmo utilizado para a Dança da Bengala (ou Dança do Bastão), muito praticada pelas mulheres egípcias (às vezes acompanhadas de homens, executando movimentos masculinos), onde são utilizadas bengalas ou longos bastões. Ela é uma referência a uma dança marcial masculina chamada Tahtib (dança masculina do bastão) ,e para a dança da bengala , a qual é uma paródia da dança masculina . Pode-se encontrar este ritmo com o nome de Ghawazee , usado para a dança Cigana Egípcia.
Este ritmo, novamente na essência um Maqsum, com diferente sabor e assento, é popular no Alto Egito. Similar ao Baladi, é usualmente tocado de forma acelerada, com batidas sobrepostas e fortes.

Dum,Dum-taka-tá,Dum-taka-tah , (emendando) taka-tá Dum,Dum-taka-tá ,Dum taka-tá

Khaleege - Soud

Ritmo utilizado para o Khalij (dança folclórica do Golfo Pérsico). Ritmo típico dos Emirados Árabes e da Arábia Saudita . As dançarinas usam longas túnicas para dançar o Haleege , que é uma dança folclórica .

Dum,Dum-taka,Dum,Dum-taka...

Malfuf

Malfuf - Ritmo 2/4, executado nas Raks El Charq, nas entradas e saídas do palco.
Ritmos Orientais com oito batidas por compasso, que são compostos por grupos de três, três e duas batidas, onde o assento está no primeiro tempo de cada grupo. São encontrados através de todo o Mediterrâneo e Oriente Médio. Na Arábia Saudita, seu nome é Saudi ou Khaleege, é tocado de forma mais lenta e incompleto com espaços de som, os Dums estão no tempo um e três. No Egito e Líbano, é chamado Malfuf, mais preenchido e acentuado muitas vezes com o Dum apenas no primeiro tempo. Malfuf é usado para acompanhar danças em grupos, coreografias, músicas modernas ou populares. Poderá ser encontrado também nas entradas e saídas de shows por oferecer constância e velocidade necessárias para esses momentos. O ritmo Malfuf também chamado é de Laf no Egito .

Dum-taka-tá-katá,Dum-taka-tá-katá...

Masmoud

Masmoudi - Ritmo 8/4 egípcio. Formado de duas partes, cada uma com 4 tempos. É o Maqsoum tocado de uma forma mais lenta. Masmoudi é muito comum na música para dança, aparecendo para intensificar a percussão, criando um momento especial na apresentação de riqueza inesperada.

Este ritmo é caracterizado pela união de duas frases com quatro compassos cada. As vezes a primeira frase tem duas batidas condutoras. Uma dessas versões é chamada "masmoudi guerreando" - supõe-se que soa como um homem e uma mulher brigando. A versão que possui três batidas condutoras é usualmente chamada "masmoudi caminhando".

Dum,Dum,Dum,taka-tá-Dum ... (emendando) Taka-taka-taka-taka-taka-taka

Ayub

Alguns dizem que Ayub é supostamente o som que poderia ilustrar na dança o andar do camelo. A dança dos cavalos típica do Egito tem por base o ritmo Ayub.

É um ritmo 2/4 simples e rápido Tocado no Oriente desde a Turquia até o Egito., usado para acelerar (ou "aquecer") uma performance. Ele se encaixa bem com outros ritmos, e geralmente é utilizado para "acentuar" outro ritmo. Não é executado durante tempos muito longos, pois se torna monótono. É usado de forma lenta para uma dança tribal no norte da África chamada Zar - no Marrocos também aparece numa versão com seis batidas por compasso. É tocado de forma acelerada para os passos rápidos na dança oriental e no folclore.

Dum-taka-tá , Dum-taka-tá....

Tschfftilli - Chiftitell

D - t k t - t - t k t - t - t k t - t k t - t k t

Este ritmo Turco ou Grego é caracterizado por não ter acento no terceiro tempo e apresentar forte acento no quinto, sexto e sétimo tempo. Em sua essência é como outros similar ao Maqsum. Muito comum na Turquia e outros países, é tocado de forma lenta e moderada preferencialmente mantendo espaços entre as batidas. Os "derbackistas" apreciam completá-lo com improvisações inesperadas e criativas. Freqüentemente este ritmo aparece acompanhando um Taksim (improvisação melódica). Ritmo 8/4, que é executado lentamente (comparando-o ao Baladi, por exemplo). Originou-se provavelmente na Grécia ou na Turquia. Além de ser utilizado na Raks Charky, também é utilizado na Turquia, como dança de casais.

Dum-taka-katá-Dum-taka-tá, Dum-taka-katá-Dum-taka-tá

Espero que tenham gostado, logo postarei mais ritimos, Beijos Khadija Saad

     
  Fonte:  http://dudaaeternus.multiply.com/journal/item/2/2