segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

*Musicas Árabes - Ritimos cont.*

Maqsoum

Maqsoum significa "cortado ao meio". É um ritmo 4/4 amplamente utilizado no Egito. Possui duas variações, uma rápida (normal) e uma lenta. Se tocado da forma mais lenta, torna-se uma variação de Masmoudi.


El zaffa
 
Ritmo 4/4, egípcio, é executado principalmente em cerimônias matrimoniais, Dançarinos e músicos (tocando MAZHAR E DAFF) acompanhando os noivos na entrada e na saída da cerimônia


Karachi
 
Ritmo 2/4, rápido, amplamente utilizado no Egito e no norte da África (apesar de não ser um ritmo egípcio). Este não é um ritmo comum, porque ele começa com um TAK (que é uma batida aguda, diferente do DUM, que é uma batida grave).


Rush

Floreado utilizado pelo percussionista, que cria grande impacto na audiência. Não possui acento pré-determinado nem contagem. Os dedos passeiam com rapidez assombrosa no derback, criando a sensação de vibração sonora. As flutuações de aceleração são totalmente improvisadas, bailarina e músico devem estar perfeitamente entrosados. Para o espectador, o instrumento leva a música para dentro de seus ouvidos e o corpo da bailarina deverá ser a tradução exata das impressões sonoras recebidas.

Fallahi

A palavra Fallahi significa algo criado por um Fallahin - fazendeiros egípcios, que utilizavam este ritmo 2/4 nas suas canções de celebração. Geralmente é tocado duas vezes mais rápido que o Maqsoum.


Taqsim

Improvisação que não tem ritmo ou estrutura definida. Pode ser representado por um solo de um determinado instrumento dentro de uma composição, ou mesmo ser a própria composição. É executado sem instrumentos de percussão, e geralmente por um único instrumento. Utilizado para fazer a parte lenta de uma música. O músico é livre para fazer o que quiser, exaltando um momento especial de expressão pessoal, sentimento a flor da pele.


Samaai
 
Ritmo amplamente utilizado na música clássica egípcia. Possui uma seqüência de três partes: uma com 3 tempos, uma com 4 tempos e uma com 3 tempos. Juntas, compõem um ritmo 10/8 utilizado nas composições chamadas Samaaiat.
 
Vals
 
-Ritmo 3/4executado na música egípcia e música ocidental.-
 
Zaar
 
Ritmo 2/4. A dança egípcia Zaar é realizada para afastar maus espíritos. São feitas oferendas de caças, carneiros, cabras, novilhos ou camelos jovens, num tipo de ritual
 
                      
                   Khadija Saad


 
Fonte:  http://dudaaeternus.multiply.com/journal/item/2/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário