terça-feira, 13 de maio de 2014

Deusa Maat

  

     Maat (Mayet) era a deusa da lei física e moral do Egito, retidão e da verdade, da justiça e da ordem.

     Maat é representada na forma de uma jovem mulher com a pele de ocre, sentada ou em pé. Ela usa vestes longas e segura um cetro em uma mão e um Ankh (símbolo da vida eterna) na outra. O símbolo de Maat era a pluma de avestruz e ela é sempre mostrada usando-a em seu cabelo, a qual era pesada contra o coração (alma) do morto no julgamento de Osíris.

     Ela era filha de Ra e esposa de Thoth e com ele teve oito filhos, onde podemos destacar o deus Amon, sendo o mais importante. Era irmã do faraó mítico Osíris ou Hórus.

     Sua oposição era sua irmã Isfet (o caos) que, embora fosse temida, era essencial pois ambos os áspectos, o positivo e o negativo, devem estar presente para que o equlíbrio pode existir.

    Maat era o espírito em que a justiça foi aplicada, em vez do estabelecimento detalhado de regras, Maat era basicamente a norma e os valores para a aplicação da justiça. Audiências foram realizadas em locais de culto de Maat, e lá os prisioneiros eram mantidos em prisão preventiva.

    Os  templos de Maat eram, em sua maioria, templos maiores de outras deusas, como Hothor e Ísis. Alguns cemitérios, como o de Tebas, foram designados como "locais de maat" mas, a mais antiga evidência de um templo está no Império Novo (1569 a 1081 a. C.) apesar de sua grande importância era atribuído à deusa.
   
                                                                                                  Khadija Saad


Fonte: http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/10/maat.html
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Maat



Nenhum comentário:

Postar um comentário