terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sekhmet - Deusa da guerra




Sekhmet é deusa da guerra, já foi muito temida no Egito antigo por ser símbolo da punição de Rá, ela já foi casada com o deus Ptah, mas acabaram se separando e Path se casou novamente com a filha de Rá e Sekhmet: Bastet.
Sekhmet também é dusa das doenças, mas revela aos médicos as curas que ela mesma causou sendo assim uma deusa da cura também.
Sekhmet é muito confundida com sua filha Bastet, mas também as já tiveram o mesmo marido, ambas são ditas como mães de Nefertum, as duas são deusas felinas que tem poder sobre o Sol.
Sekhmet era uam seguidora muito fiel de Ra, ela seguia todas suas ordens cegamente assim como outra seguidora fiel de Rá: a Deusa Hathor, o curioso disso é que é dito que a Deusa Hathoe ao absorver a energia de Rá o abraçando, Hathor toma a forma de uma leoa e desce a terra para destruir a humanidade, assim se assemelhando muito a Sekhmet, pois Sekhmet quase exterminou toda a raça humana por uma ordem de Rá.
Rá precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança de sua cor com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana.

Sob o reinado de Amenófis III forqam esculpidas muitas estátuas da Deusa Sekhmet. Adeusa é qualificada como "aquela cujo poder é tão grande quanto o infinito". Os epítetos presentes nas estátuas formaram uma litania gigantesca que evica uma Sekhmet-chama que repele a serpente e combate os inimigos do faraó. Uma força como está é dificil de se manipular, porque pode destruir o mundo. Mas graças a ela que o faraó conserva sua vitalidade. Está vivo entre os vivos, na condição de que Sekhmet seja apaziguada e domionada. Eis o motivo por que as estátuas de Sekhmet protegiam o acesso aos lugares sagrados, proibindo aos seres impuros e incapazes a entrada nos templos.
O ano ritual era encranda pela serpente "uraaeus" que, para simbolizar a multiplicidade dos dias, se desdobrava em 365 serpentes disposts em torno da coroa real. Há 365 estátuas de Sekhmet: em cada dia é necessário conquistar os favores da Deusa para que ela dispense uma energia positiva e proteja o faraó, o templo e até as moradias dos particulares.

RITUAL DE DANÇA

P´rocure um lugar onde você não possa ser interrompido e possa fazer barulho. Necessitará de um  tambor , uma almofada ou um bastão. Você poderá sentae ou ficar deitado, oque achar melhor.

Sente-se ou deite-se confortavelmente. Respire e inspire bem devagr contando até oito por três vezes. Depois respire novamente e com os olhos fechados visualize uma bela praia.
Sinta o cheiro do mar, escute o barulho das ondas e então perceba- se nela. Sinta o calor do sol que brinca sobre sua pele a brisa freca do oceano que massageia. Chame Sekhmet e peça-lhe que venha em seu auxiliop para ajudá-la a lidar com sua raiva. Ela aparecerá e se sentará em frente você.
Neste momento é hora de perguntar-se: "De que eu tenho raiva?" e ouça a resposta. Sekhmet lhe dirá para você buscar sua raiva de modo tranqüilo e assegura que, se você chamar ela virá. Quando a encontrar, revivencie o incidente no qual você sentiu raiva, enquanto repete: "Estou com muita raiva". Diga qual motivo de sua raiva. Sekhmet testemunhará todo acontecimento e dirá: "Eu ouvi, você está zangada".
Ponha-se de pé em um lugar seguro da sua praia e continue repetindo: "Eu estou com muita raiva". Se estiver com o tambor bata nele com força. Se preferir bater na almofada  o u usar o bastão para bater em algo, faça-o. Sekhmet está testemunhando toda sua raiva e gostando de você por isso, pois a raiva é sua e você TEM O DIREITO DE SENTI-LA. Vá fundo na sua raiva até senti-la que ela aos poucos vai se amenizando e se transformando em outra coisa.
Para encerrar, respire fundo, inalando toda a energia que você criou e transformou. Você se sentirá energizado e revigorado e então agradeça a presença de Sekhmet. Ela lhe pedirá um presente, que você dá de coração e em seguida seguirá seu caminho .
Respire novamente profunadamente e abra os olhos.
               Seja bem-vinda!

                                          Beijos Khadija Saad

Um comentário: